DOR X PRAZER!

A primeira força que move as pessoas é a DOR, exatamente isso, as pessoas fazem de tudo para se afastarem da dor.

Ninguém gosta de sentir dor, ficar mal, sofrer, correto? O seu cérebro é programado para se afastar de qualquer dor ou perigo. Um exemplo é a de ser saudável, comer verdura, legumes, carne de soja, fazer exercícios e ficar com o corpo dolorido, na hora você já pensa em desistir e ir para o mais longe possível disso.

E tomar decisões arriscadas, nossa o seu cérebro já se treme de medo só de imaginar, se arriscar a começar um negócio próprio, ir trabalhar em outro país, sair de um casamento depois de 20 anos ou continuar infeliz. Na dúvida o seu cérebro opta pelo mais fácil e confortável.

Porém você pode usar a dor para te motivar, um exemplo é de uma mãe solteira que encara qualquer serviço só para não ver seu filho passar fome, ou aquela pessoa que as pessoas zombam chamando de burra e ela vira uma profissional bem sucedida só para provar que é inteligente e capaz , tem ainda pessoas que são exemplo de superação que apesar de terem alguma limitação física passam por cima dessa dor e mostram que é possível sim, desde que tenha fé e força de vontade.

A segunda força que move as pessoas é o PRAZER, elas fazem qualquer coisa para se sentirem bem.

As pessoas estão constantemente em busca do prazer, por experiencias que as fazem se sentirem bem. Afinal quem não sente prazer em comer uma pizza, lasanha, brigadeiro, picanha, sorvete, ou de ficar deitado assistindo Netflix, sair para beber, ir na balada, te pergunto quem não gosta certo?

O motivo pelo qual as pessoas gostam de tudo isso é pela emoção que elas sentem: felicidade, alegria, paz, bem-estar. E é esse sentimento que todas as pessoas estão atrás, pois as mudanças que as pessoas querem é a de mudarem como se sentem ou mudarem seus comportamentos para assim acreditarem que podem conseguir o que querem para as suas vidas

O problema é que a maioria das coisas que você precisa fazer para alcançar a vida que quer são difíceis e representa para o seu cérebro dor e consequentemente você acaba se afastando disso. Você sabe que precisa estudar horas e horas para passar no curso que deseja fazer na faculdade, porém prefere fazer outras coisas mais prazerosas como ir no cinema, sair com os amigos, assistir séries. E esse comportamento não te afasta apenas da dor, mas também do sonho de passar na faculdade.

O que você precisa fazer é parar de pensar a curto prazo, pode analisar todos os prazeres que te sabotam de conquistarem os seus sonhos, te trazem prazer imediato, porém futuramente podem te trazer problemas. Vejamos o mesmo exemplo da faculdade, faz de conta que o seu sonho é passar em medicina, você poderia se tornar uma medica de sucesso ao longo prazo, ter dinheiro para viajar, comprar as coisas que gosta e principalmente trabalhar com algo que ama. Ao invés de trabalhar em um emprego eu odeia e que mal da para pagar as suas contas.

Então mude o seu jeito de pensar, pense no longo prazo, analise e veja se o sacrifício de enfrentar e sentir tanto dor, no final te trará quais prazeres e quais sonhos. E os prazeres imediatos no final acarretaram em quais dores e arrependimentos.

Um abraço e pense no longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *