Os 5 Traços De Caráter Formados pela Mielinização!

As pessoas possuem 5 traços de caracteres, que são formados através da mielinização da coluna vertebral que vai desde a gestação até os 5 anos. A mielinização é responsável pelas conexões dos neurônios que trazem para a criança o aprendizado, sensação e controle.

Através dessa mielinização é criado o seu sistema nervoso, onde cada traço mielinizado terá recursos, medos e maneiras de funcionar de acordo como ela viu, sentiu, reagiu e interagiu com o mundo a sua volta.

São essas experiencias de vida na fase da mielinização que cada pessoa vai desenvolver e ter mais intensidade de um determinado traço do que outro. Essa intensidade é quem vai determinar o funcionamento e comportamento das pessoas, ou seja, sua maneira de pensar, sentir e agir, ou seja, vai moldar a maneira que ela encontrou de sobreviver no mundo. Outros fatores que a mielinização e a formação dos traços de caracteres  vai influenciar:

  • Vai influenciar no formato do corpo;
  • Vai influenciar em ser mais racional ou emocional;
  • Vai influenciar nos recursos, qualidades, medos e dores;
  • Vai influenciar em ser mais ativo ou passivo;
  • Vai influenciar em ser mais social ou antissocial;
  • Vai influenciar em gostar mais de estar no palco(aparecer) ou nos bastidores(esconder);

O primeiro traço se forma no período da gestação até o primeiro mês de vida. A experiencia que está ligado a esse traço é a de uma gestação complicada, onde a mãe sofreu muito estresse, nervoso, preocupação, isso faz com que o útero se torne um ambiente ruim e o sistema nervoso da criança cria a sensação de que quanto mais eu existo o meu mundo que nesse momento é o útero piora, então melhor não existir. Dessa sensação que a criança cria é que surge o maior medo desse traço que é a de sentir-se rejeitado. O pensamento é a de: Quanto mais eu existo, mais o mundo me rejeita. Nesse momento a parte do corpo que está sendo mielinizada e que recebe mais energia é a da cabeça, por isso o maior recurso desse traço é a criatividade e imaginação. Pois ele tenta criar um mundo imaginário melhor do que aquele no qual está inserido. O nome cientifico que esse traço recebe é Esquizoide.

O segundo traço é formado no período que vai da amamentação até o primeiro ano de vida(desmame) que é o início da interação com a mãe. A experiencia que está ligado a esse traço é a de: eu choro, chamo a atenção, porém ninguém vem cuidar de mim ou não atendem as minhas necessidades: eu queria um colo quente, só que no lugar recebi o peito para mamar. Imagine um seguinte a criança nessa fase começa a descobrir os 5 sentidos, ela sente um desconforto e não sabe o que é, se é sono, fome, dor e como ela comunica isso através do choro. No caso a mãe ou pessoa que está cuidando precisa adivinhar o que essa criança tem e quer. E a partir desse momento todas as atenções são para ela, está sendo cuidada e está tendo suas necessidades atendidas. O sistema nervoso dela entende que quanto mais eu existo, melhor meu mundo fica, dai vem o maior medo desse traço que é a de sentir-se abandonado, ele tem medo que as pessoas vão embora e parem de atender as suas necessidades. Nesse momento as partes do corpo que estão sendo mielinizadas são a do rosto (boca, nariz, orelha, olhos) e os braços, por isso o maior recurso desse traço é a comunicação e sensibilidade, pois ele está experimentando novas sensações, porém não entende, então ele precisa se comunicar, seja através de um olhar, choro ou gesto para ter as suas necessidades preenchidas. O nome cientifico desse traço é Oral.

O terceiro traço se forma no período de 1 até 2,5 anos de vida que é o início da interação com o ambiente além da mãe e a experiencia é a de: só sou percebido quando faço algo que me pedem. Imagine a cena onde a criança começa a fazer coisas diferentes como: andar, falar alguma coisa engraçada, dar risada, enfim algo que chame a atenção. O que os pais fazem nesse momento, falam coisas do tipo: Olha o que o meu filho aprendeu a fazer, aí todo mundo olha, porém na hora que a criança para de fazer aquilo, ela perde toda a atenção. O sistema nervoso dela entende um seguinte: eu só recebo atenção seu eu fizer algo em troca, daí vem o maior medo desse traço que é a de sentir-se usado ou manipulado pelas pessoas. Nesse momento a parte do corpo que está sendo mielinizada é a do tronco, por isso o maior recurso desse traço é a negociação e liderança, pois ele entende que o mundo é feito de trocas, preciso fazer algo para ganhar algo, então ele desenvolve o poder de articular e negociar para ganhar as coisas. O nome cientifico desse traço é Psicopata.

O quarto traço é formado no período de 2,5 até 3,5 anos(desfralde) e a experiencia é a de: se faço algo errado me chamam a atenção. Imagine a cena onde a criança faz xixi ou cocô nas calças, os pais chamam sua atenção: Filho nessa idade fazendo cocô nas calças e todos olham e começam a zombar dessa criança. O sistema nervoso dela entende que: se eu faço algo errado chamam minha atenção e eu passo vergonha, daí vem o maior medo desse traço que é a de sentir-se humilhado. Nesse momento a parte do corpo que está sendo mielinizada é a das pernas e quadril, por isso o maior recurso desse traço é a força de suportar, atenção aos detalhes e planejamento, pois ele entende que precisa ser forte para suportar a humilhação e ter atenção nos detalhes para não fazer cagada. O nome cientifico desse traço é Masoquista.

O quinto e ultimo traço se forma no período de 3,5 até 5 anos de vida que é a do surgimento da sexualidade e a experiencia é a de: o mundo funciona em pares (papai e mamãe, titio e titia), e cadê o meu par? Imagine um seguinte a criança começa a perceber que o mundo funciona em pares que ninguém é sozinho, aí ela começa a procurar o par dela que no caso da menina o primeiro par dela vai ser o papai e do menino a mamãe. Porém tanto o pai como a mãe já tem os seus pares, então a criança passa a sentir que é a peça que está sobrando desse triângulo. O sistema nervoso dela entende que ela precisa competir pela a atenção do pai ou da mãe com outra pessoa e que as vezes ela perde essa disputa, dai vem o maior medo desse traço que é a de sentir-se trocado, excluído ou traído. Nesse momento a parte que está sendo mielinizada é a sacral (região genital), por isso o recurso desse traço é a competitividade, proatividade e agilidade. Pois ele entende que precisa ser competitivo para não perder mais, que precisa fazer de tudo para ganhar da próxima vez, para assim passar a ser a ponta mais forte desse triangulo. O nome cientifico desse traço é Rígido.

Esses são os 5 traços de caracteres que são formados através da mielinização, onde cada um vai funcionar de maneiras diferentes, com dores e recursos distintos. Através dessas informações é possível as pessoas entenderem como elas funcionam, os motivos de certos problemas, ou seja, o porquê de aquilo estar acontecendo na vida dela e assim encontrarem as respostas que elas tanto procuram das peguntas que estão nas cabeças delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *