Seja o Protagonista Da Sua Vida, Não a Vítima!

Você é uma pessoa que justifica quando não consegue fazer algo ou quando algo de errado acontece com você? As suas respostas são: Eu não consigo fazer isso porque não tenho dinheiro, me falta tempo, foi fulano que me fez errar. Bem se você é esse tipo de pessoa pare de ser agora, pois você está se fazendo de vítima e memorize isso: “Vitimas não vencem, não prosperam”.

Toda hora que você fala a língua do vitimes, seu cérebro assimila que a culpa não é sua e que o poder de fazer as coisas acontecerem na sua vida, não depende de você e sim dos outros. Porém vou dizer algo para você, ficar esperando que os outros façam por você, nada acontecerá e nada conquistará.

Toda vez que você se faz de coitadinho colocando a culpa nos outros, no governo, nas suas condições, nos seus pais ou no seu chefe, sabe o que você vai ganhar? Um carinho na cabeça e isso não faz você crescer, não te faz prosperar e muito menos vencer. Isso vai te transformar numa pessoa amargurada, que só reclama, que fica esperando o sucesso e o dinheiro cair no seu colo. Deixa-me te dizer algo sucesso e dinheiro se conquistam, se batalha é uma consequência daquilo que você planta.

O que você tem plantado ultimamente? Reclamações ou soluções?

As pessoas que são vítimas vibram na energia da justificativa, elas reclamam e colocam a culpa nos outros ou nas coisas, procuram justificativas para as coisas não darem certo na vida delas. Elas nunca terão o controle sobre a vida, pois estão sendo levados pela maré. Deixam o maior e mais importante bem, a vida delas nas mãos dos outros ou do acaso. A vida as leva para o buraco, ao invés delas tomarem as rédeas e saírem de lá, preferem reclamar e justificar a causa de estarem nessa situação. O tempo vai passando e elas continuam no mesmo buraco, pode ser que um dia despertem e vejam quanto tempo perderam se vitimizando ou fiquem nesse buraco para sempre.

As vitimas tendem a ver dificuldade em tudo , que tudo é difícil, que não é possível , que não vai dar certo e elas fazem isso para isentar a própria culpa de não conseguirem fazer algo, para chamarem a atenção, são pessoas que tem ausência de controle sobre a própria vida, logo se não tenho controle a culpa não é minha. As vítimas tendem a ver os problemas maiores do que elas mesmas, porém entenda se Deus que é o ser maior criou você a sua imagem e semelhança, logo você é maior que tudo e até maior que o seu problema.

Quanto mais você ficar contando essas historinhas de vitimes mais isso vai ficar enraizado na sua cabeça, mais comportamentos de vitima você terá e mais distante ficará de vencer e ter sucesso.

As pessoas protagonistas vibram na energia da ação, eles fazem as coisas acontecerem nas suas vidas. Possuem o controle total sobre suas vidas, sabem o que querem, onde querem chegar, o que desejam conquistar. São pessoas maiores que os problemas, que enxergam que os problemas foram feitos para serem resolvidos. Pensam que os problemas fazem parte da vida e para cada um que é resolvido um novo aprendizado é adquirido, com isso vem o crescimento pessoal. E que se não existissem os problemas no mundo ninguém teria um trabalho, pois querendo ou não você possui um trabalho porque resolve um problema e que junto de cada problema tem um ganho equivalente.

Então a partir de agora pegue as rédeas da sua vida, retome o controle e seja o protagonista. Faça as coisas acontecerem e não mais espere a vida lhe trazer. Assuma a direção da sua vida e guie de encontro aos seus sonhos.

A primeira parte da ferramenta consiste em você escrever quais são as historinhas vitimista que tem contado para si mesmo. Veja o exemplo:

– Eu quero fazer um curso ou uma faculdade para arranjar um trabalho melhor, mas eu não tenho dinheiro, não me sobra nada.

O segundo passo é identificar quais são as desculpinhas, analisá-las e buscar possíveis soluções. Veja o exemplo:

DesculpinhaAnaliseSolução
Não tenho dinheiro, não sobraRealmente não tenho dinheiro ou gasto com besteiras que não precisoCaso me sobre dinheiro poupar e fazer algo para ter uma renda extra.

 

O terceiro passo é mudar as historinhas eu você conta para si mesmo, pense um seguinte 33% da solução de um problema pode ser que dependa de outra pessoa, outros 33% pode ser que dependa do ambiente e os últimos 33% depende unicamente de você e é nessa porcentagem que irá trabalhar e mudar o seu jeito de pensar: O problema que tenho hoje, ele aconteceu na minha vida por minha culpa. Qual é a parte da solução desse problema que me pertence, o que posso fazer para solucionar a parte que depende de mim?

Você pode me falar que é difícil assumir o controle da vida e que por isso prefere continuar como vítima, isso é aceitável pois cada um tem o livre arbítrio de escolher o que quer, apenas se contente com essa escolha. Agora falar que não é possível fazer, isso já não é aceitável, pois possível é, porém é difícil. E sabe por que é difícil escolher assumir o controle da vida e ter sucesso, por causa que Deus irá colocar obstáculos na sua jornada até o sucesso para ver se você é merecedor ou não, pois se desistir antes de chegar quer dizer que não merece ter a Glória. Lembre-se disso: Deus não removerá todos os obstáculos do seu caminho, mas certamente lhe dará forças para que os possa superar.

Um abraço e seja o protagonista da sua vida para escolher sempre qual será o final da sua jornada.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *